Cascais esperava receber no último ano mais de uma dezena de cruzeiros de luxo e 3.200 visitantes, mas à vila apenas chegaram dois navios, o que "defraudou as expectativas" criadas pelo comércio local e pela própria autarquia.A 22 de Agosto de 2012, atracou na baía de Cascais o 'Seven Seas Mariner', com 700 passageiros, facto que assinalava a entrada da vila na rota internacional de navios de cruzeiro. Um ano após a chegada do primeiro paquete, Cascais recebeu apenas o 'The World', em Julho último, com 500 turistas.
"Não se pode dizer que teve um grande impacto [na economia local] porque só ainda vieram dois paquetes. Não foi aquilo que se estava à espera, pois só quando houver uma cadência de chegada de cruzeiros é que a economia local vai realmente sentir o impacto. Houve expectativas criadas que foram goradas e neste momento está tudo parado", lamentou à agência Lusa o presidente da Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC).
O presidente do município, Carlos Carreiras, disse em Junho do ano passado esperar um elevado impacto na economia local, com a chegada dos cruzeiros.
"Este serviço vai trazer vantagens brutais, já que estamos a falar de pessoas com grande poder económico e esta é uma aposta indirecta na requalificação e regeneração urbana a nível do comércio de proximidade que, acreditamos, terá uma melhoria substancial", afirmou, na ocasião, o autarca.
O presidente da AECC, Armando Correia, explicou que a empresa privada responsável pela vinda dos cruzeiros de luxo - que há um ano anunciou 11 cruzeiros e 3.200 visitantes - abandonou o projecto nos últimos meses, na sequência de divergências que teve com a Marina de Cascais.
Após a saída do promotor, a câmara, em parceria com a Marina de Cascais e o Porto de Lisboa, assumiu a gestão do dossiê dos cruzeiros, com o objectivo de criar uma estrutura profissional para a promoção turística e consequente atracão de navios cruzeiro para a vila.
"Vamos trabalhar nos próximos tempos para montar uma estrutura capaz de trazer cruzeiros com mais regularidade para Cascais. A parceria com o Porto de Lisboa é fundamental em vários aspectos, nomeadamente na segurança. Além disso, Cascais não é concorrente de Lisboa e o Porto de Lisboa pode usar Cascais como ponto de atracagem. A região ganha como um todo", sublinhou o vice-presidente da Câmara de Cascais.
Miguel Luz frisou que a vinda do navio o 'The World', em Julho, foi já um trabalho desenvolvido pela autarquia e os parceiros.
Contudo, o vice-presidente reconheceu que quando Cascais recebeu o primeiro cruzeiro de luxo, há exactamente um ano, foram criadas expectativas elevadas para a economia local, as quais "acabaram goradas", uma vez que só chegou mais um navio à vila desde então.
Quanto à chegada do próximo cruzeiro a Cascais, ainda não há data prevista.
A Lusa tentou contactar a King's Coast, empresa privada inicialmente responsável pela vinda dos cruzeiros para Cascais, mas tal não foi possível até ao momento.
Lusa/SOL
"Não se pode dizer que teve um grande impacto [na economia local] porque só ainda vieram dois paquetes. Não foi aquilo que se estava à espera, pois só quando houver uma cadência de chegada de cruzeiros é que a economia local vai realmente sentir o impacto. Houve expectativas criadas que foram goradas e neste momento está tudo parado", lamentou à agência Lusa o presidente da Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC).
O presidente do município, Carlos Carreiras, disse em Junho do ano passado esperar um elevado impacto na economia local, com a chegada dos cruzeiros.
"Este serviço vai trazer vantagens brutais, já que estamos a falar de pessoas com grande poder económico e esta é uma aposta indirecta na requalificação e regeneração urbana a nível do comércio de proximidade que, acreditamos, terá uma melhoria substancial", afirmou, na ocasião, o autarca.
O presidente da AECC, Armando Correia, explicou que a empresa privada responsável pela vinda dos cruzeiros de luxo - que há um ano anunciou 11 cruzeiros e 3.200 visitantes - abandonou o projecto nos últimos meses, na sequência de divergências que teve com a Marina de Cascais.
Após a saída do promotor, a câmara, em parceria com a Marina de Cascais e o Porto de Lisboa, assumiu a gestão do dossiê dos cruzeiros, com o objectivo de criar uma estrutura profissional para a promoção turística e consequente atracão de navios cruzeiro para a vila.
"Vamos trabalhar nos próximos tempos para montar uma estrutura capaz de trazer cruzeiros com mais regularidade para Cascais. A parceria com o Porto de Lisboa é fundamental em vários aspectos, nomeadamente na segurança. Além disso, Cascais não é concorrente de Lisboa e o Porto de Lisboa pode usar Cascais como ponto de atracagem. A região ganha como um todo", sublinhou o vice-presidente da Câmara de Cascais.
Miguel Luz frisou que a vinda do navio o 'The World', em Julho, foi já um trabalho desenvolvido pela autarquia e os parceiros.
Contudo, o vice-presidente reconheceu que quando Cascais recebeu o primeiro cruzeiro de luxo, há exactamente um ano, foram criadas expectativas elevadas para a economia local, as quais "acabaram goradas", uma vez que só chegou mais um navio à vila desde então.
Quanto à chegada do próximo cruzeiro a Cascais, ainda não há data prevista.
A Lusa tentou contactar a King's Coast, empresa privada inicialmente responsável pela vinda dos cruzeiros para Cascais, mas tal não foi possível até ao momento.
Lusa/SOL
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