Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Um bom livro para adquirir na Feira do Livro!

"A rainha Ginga"

Novo livro de José Eduardo Agualusa apresentado hoje

por Texto da Lusa, publicado por Lina SantosHoje1 comentário
Novo livro de José Eduardo Agualusa apresentado hoje
Fotografia © Reinaldo Rodrigues/ Global Imagens
O novo romance de José Eduardo Agualusa, "A Rainha Ginga", é apresentado hoje à noite, no Clube Ferroviário, em Lisboa, pelo escritor moçambicano Mia Couto, distinguido no ano passado com o Prémio Camões.
Em declarações à agência Lusa, José Eduardo Agualusa disse que este seu novo livro, que "queria escrever há muito tempo", responde a "uma inquietação" dos angolanos, que querem conhecer o seu passado, numa nova perspetiva.
Agualusa xplicou que "levou tempo" a escrevê-lo, pois teve de se "informar mais" e precisou de se "colocar na cabeça da Ginga, no seu universo", salientando que "tudo aconteceu numa época muito recuada".
O narrador do livro é um padre, Francisco José de Santa Cruz, nascido em Pernambuco, nomeado em 1620 secretário de Ginga, rainha do Dongo e da Matambam, no norte da atual Angola.
"Na realidade ela teve secretários, quase todos padres, pois era de uma classe culta, que sabia ler e escrever, mas esta [a personagem do padre] é uma personagem inventada, eu precisava de alguém que fosse um tradutor de mundos, que é também do que fala este livro", disse Agualusa.
Na sessão de apresentação, às 21:30, do romance histórico "A rainha Ginga. E de como os africanos inventaram o mundo", participam também Kalaf Ângelo, que irá ler excertos da obra, acompanhado pelo contrabaixista Ricardo Cruz.

Sem comentários:

Enviar um comentário