Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Após eleições, voltamos ao dia a dia....

Os 12 maus exemplos que os pais não devem dar aos filhos
Tenha atenção aos seus hábitos e não seja um modelo de mau comportamento para o seu filho. Porque ele tenderá a seguir o seu exemplo.
Ele amua. grita. mente. não quer ouvir. Há certas fases da vida que são difíceis, não é verdade?
O pior é que não estamos a falar do comportamento de crianças, mas sim de reações muito comuns por parte dos pais. Porque educar nem sempre é fácil e porque todas as crianças (e também todos os pais) são diferentes, Paulo Oom, pediatra e autor do livro «Não te volto a dizer!», lançado em 2011,  guiou-nos na direção certa para que os pais saibam como dar o exemplo. Um bom exemplo.
Efeito espelho
Em primeiro lugar, pedimos-lhe que leia, mais à frente, a listagem dos 12 maus exemplos mais comuns que os pais dão aos filhos. Agora sim, podemos começar. A partir dos dois anos, as crianças são influenciadas pelos comportamentos dos progenitores e, de acordo com Paulo Oom, «elas utilizam os pais como modelo preferencial de comportamento. Mais do que qualquer conversa, é aquilo que os pais fazem que serve de exemplo aos filhos».
«De nada serve dizer não mintas, se depois as crianças veem o pai ou a mãe a mentir, mesmo que por coisas aparentemente inocentes», realça. É também provável que, no futuro, essas crianças venham a reproduzir, enquanto pais, esses comportamentos já que «cada um educa os seus filhos de forma muito própria mas existe uma tendência familiar bastante marcada», explica.
Atacar não é ajudar
Existem outras atitudes que os pais têm que não são benéficas para os mais pequenos. Uma das mais frequentes consiste nos ataques ao carácter da criança. Frases como «és um mentiroso», «és burro» ou, ainda, não «me venhas dizer que não és capaz», sublinha o especialista.
Em caso de dificuldade, a criança deve ser ajudada e não castigada. «Aproveitar para deitar abaixo a sua autoestima apenas agrava as coisas», enfatiza. A criança que mentiu «não disse a verdade» e não «é uma mentirosa». «Uma coisa é atacar a situação, outra é atacar a personalidade da criança», alerta o pediatra.
Gerir as emoções
Quando gritar, discutir ou bater se tornam rotina na família, talvez seja difícil perceber que há alternativas.
Como afirma Paulo Oom, «saber ouvir, saber falar e saber agir são os três pilares da comunicação em família.
Gritar apenas leva a mais gritos e ao ciclo «gritar, bater, gritar», que nunca acaba bem.
Muitas vezes, os pais devem reconhecer que não estão a conseguir controlar as suas emoções e sair de cena por uns minutos, acalmando e analisando o que está a correr mal. «Depois, com mais calma, podem retomar a conversa interrompida com a criança», sugere ainda o especialista.
Maus hábitos e saúde
«Pais saudáveis tendem a ter filhos saudáveis. E pais com hábitos incorretos têm filhos com os mesmos hábitos», refere o pediatra. Corroborando esta afirmação, um estudo recente verificou que as crianças e adolescentes tendem a comer cinco porções diárias de fruta e de vegetais se os pais o fizerem também. Pelo contrário, se os pais são adeptos de fast food, os filhos também o são.
No que respeita ao consumo regular de bebidas alcoólicas, o conceito é o mesmo. Uma pesquisa levada a cabo pela ChildWise constatou que 70 por cento das crianças cujos pais ingeriam bebidas alcoólicas no dia a dia afirmava que iriam também ingeri-las no futuro. Trinta por cento das crianças dizia sentir-se assustada quando os pais bebiam e terem medo das discussões que costumavam ocorrer nessas alturas.
Sedentarismo e tabagismo
Vários estudos científicos demonstraram que crianças cujos pais não praticam atividade física têm grande probabilidade de virem a ter um estilo de vida sedentário. Uma outra investigação, levada a cabo na Dartmouth Medical College, no New Hampshire, apurou que crianças com dois anos cujos pais fumam já são influenciadas por esse hábito.
Através de uma brincadeira em que os investigadores pediram a crianças entre os dois e os seis anos que levassem um boneco a fazer compras numa espécie de loja com 73 produtos variados, foi constatado que as crianças cujos pais fumavam eram quatro vezes mais propensas a comprar um «maço de tabaco».
Corrigir os maus exemplos
Modificar comportamentos deseducativos exige, da parte dos pais, e conforme salienta Paulo Oom, «muita informação, educação e força de vontade». 
Mas uma coisa é certa. Se os pais não modificarem os seus comportamentos, dificilmente vão conseguir modificar os dos seus filhos.
«De nada serve uma criança levar para casa um programa alimentar indicado pelo médico se apenas ela o vai cumprir», alerta. E como é que podemos aprender a ser melhores pais? A pergunta não fica sem resposta.
«Ninguém nasce ensinado. Ler livros sobre educação e disciplina ajuda. O tempo e o bom senso deverão fazer o resto. Em muitas situações, a opinião do pediatra que segue a criança pode ser fundamental, nem que seja para os pais se sentirem mais tranquilos», aconselha Paulo Oom.
Top 12 de maus exempos
Os comportamentos mais comuns qe os pais têm diante dos filhos. A ordem é aleatória:
1. Não saberem ouvir.
2. Não saberem falar (gritarem e/ou utilizarem linguagem inadequada).
3. Mentirem.
4. Baterem como forma de exercerem a disciplina, por rotina.
5. Fazerem refeições pouco saudáveis.
6. Fumarem.
7. Ingerirem bebidas alcoólicas regularmente.
8. Ameaçaram constantemente (e/ou depois não cumprirem a ameaça).
9. Não elogiarem os filhos ou elogiarem-nos por tudo e por nada.
10. Verem demasiada televisão e não organizarem programas familiares alternativos.
11. Fazerem chantagem.
12. Amuarem.
Texto: Teresa D'Ornellas com Paulo Oom (pediatra)

Sem comentários:

Enviar um comentário