Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eventos previstos para Cascais em 2012


Cascais: Eventos internacionais são aposta para promoção do concelho

Os números não enganam. Apesar da crise e do ligeiro crescimento nos principais indicadores turísticos a nível nacional, o concelho de Cascais registou no último semestre o melhor desempenho turístico do país, com um crescimento de 21% e 36%, nas dormidas e em número de turistas, respectivamente.
Cascais-marginalRecorde-se que a nível nacional, o crescimento foi de 9 e 6%. Eventos de cariz internacional foram o principal responsável para esse crescimento, mantendo-se como pedra basilar para o futuro.
Na apresentação à comunicação social dos resultados do Verão – Julho e Agosto – no concelho, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, revelou que as dormidas aumentaram 4% (298.730) e o número de hóspedes subiu 3.4%.
Ultrapassada a margem da estada mínima de 2,5 para a actual 3,05, o que representa um aumento de 7,3%, Carlos Carreiras revelou ao Opção Turismo que o objectivo é chegar até ao final do mandato com uma estada média de 3,5 dias.
A tendência crescente do aumento da estada média leva a um aumento da atractividade e das receitas”, revela o edil de Cascais salientando o American’s Cup como um dos responsável pelo crescimento em análise.
Estoril fotoO evento que se realizou em Agosto, representou um retorno financeiro de 7 milhões de euros, na receita directa nos principais equipamentos e hotelaria, após um investimento de 500 mil euros. No acumulado com o mês de Julho, as unidades de três e quatro estrelas aumentaram em 6%. Apenas as unidades de cinco estrelas registaram um decréscimo representando uma variação de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.
No RevPar as unidades de cinco estrelas não registaram qualquer variação. Inversamente, as de quatro estrelas aumentaram em 3% para os 57.3 euros e as de três estrelas situaram-se nos 82.8 euros, +4%.
O turista estrangeiro leva a maior fasquia de dormidas na região com o mercado espanhol, o principal mercado, a registar um decréscimo. No entanto, o mercado holandês e o russo registaram um aumento da procura, assim como o do inglês, com o turismo de natureza a ser um dos segmentos mais procurados, valendo-se do Parque Natural Sintra Cascais, o único a ter um programa aprovado naquele segmento.
No âmbito da geminação com a cidade japonesa de Atami, aquele poderá vir a ser um mercado a explorar potenciando as relações e aproveitando a chegada de japoneses a Espanha, permitindo uma extensão ao concelho de Cascais.

CMCascaisCom o sucesso de eventos internacionais no concelho, considerados por Carlos Carreiras como grandes âncoras que permitem projectar uma boa imagem no exterior, permitindo a captação de investimentos a autarquia vai continuar a apostar em eventos de dimensão internacional que permitirão reforçar os indicadores turísticos.
Brevemente serão lançados novos produtos, estando em vista um acontecimento gastronómico, ainda a ser anunciado. Confirmado está a realização do European Hog Rally de 2012encontro internacional da Harley Davidson, onde são esperados de 14 a 21 de Junho dez mil pessoas.
A capacidade hoteleira para aquele período está praticamente esgotada, principalmente em unidades de cinco estrelas. Com inauguração para o início do ano, a Pousada Cidadela encontra-se igualmente esgotada para o período do evento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário