Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estas são as tendências, mas o papel dos bancos no mercado imobiliário está a ser muito importante

Dez tendências do mercado imobiliário

Preço por m2
Preço por m2 a cairLuísa Sousa
08/08/2011 | 16:24 | Dinheiro Vivo
O mercado imobiliário está a mudar e todos os dias surgem novos paradigmas e novas tendências. É preciso fazer frente à falta do crédito à habitação, mas aproveitar os preços mais baixos, e as mediadoras estão a posicionar-se, criando novos pacotes de serviços. Ainda assim, as vendas continuam a cair e há cada vez mais casas entregues à banca. Saiba o que que se passa com o mercado imobiliário em Portugal. 1. Casas mais baratas Os preços das casas têm vindo a descer entre os 5 e os 10%, dependendo das zonas, diz a presidente executiva da Remax, Beatriz Rubio. Só nas casas novas de Lisboa, a quebra foi de 20%, segundo dados da consultora imobiliária Aguirre Newman.
2. Avaliações bancárias a descer Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as avaliações bancárias caíram 2,8% em Junho, o valor mais baixo desde 2008. O preço por m2 registado foi de 1.128 euros.
3. Boa altura para comprar casa, mas só para quem não tem de recorrer ao crédito Com os preços a baixar, as mediadoras garantem que esta é uma das melhores alturas para comprar casa, mas só se não tiver de ir ao banco e tiver capital disponível. O crédito está cada vez mais apertado e os bancos pedem sempre que o cliente tenha, pelo menos, 20% do valor da casa.
4. Arrendamento a crescer Na Century 21, as casas são arrendadas em 24 ou 48 horas, mostrando que não há oferta suficiente para a elevada procura. Contudo, para quem não capitais próprios e não consegue recorrer ao crédito, a melhor solução é mesmo o arrendamento. O problema são as rendas que ainda são algo elevadas, em média 600 euros para um T1.
5. Mediadoras vendem imóveis da banca com financiamento garantidoSão cada vez mais os bancos que recorrem às mediadoras para ajudar a escoar os elevados stocks de casas. Em consequência, estas empresas criam pacotes especiais que incluem estas casas e apostam no marketing mais direccionado. É que apesar das casas não serem mais baratas como se esperava, têm financiamento garantido, às vezes a 100%, ou spreads reduzidos a metade.
6. Entregas de casas à banca a aumentarNo primeiro semestre, foram entregues à banca mais de três mil casas, diz a APEMIP, mas a sua maioria não são de particulares, mas sim das empresas e das construtoras que não estão a conseguir cumprir os compromissos com a banca e entregam prédios inteiros à banca. Segundo as mediadoras imobiliárias, existem nove mil casas dos bancos à venda, mas ainda há mais a finalizar o processo de incumprimento.
7. Malparado na habitação é de 1,99 mil milhõesEm Maio, o crédito malparado na habitação subiu 20 milhões de euros, para 1,99 mil milhões de euros, mantendo-se inalterado em Junho, segundo os dados hoje divulgados.
8. Cada vez mais casas pagas a prontoNa ERA, metade das vendas são pagas a pronto e na Century 21, já representa 30%. Os particulares também recorrem a esta modalidade, mas têm sido principalmente os investidores a usá-la, aplicando o capital disponível em imobiliário em vez de no banco.
9. Vendas de casas a cairSeja ou não uma boa altura para comprar casa, a verdade é que as vendas estão a cair e muito. Em Junho, segundo a APEMIP, o número de casas vendidas caiu para um dos piores resultados dos últimos 20 anos. Nesse mês concretizaram-se entre 15.200 e 15.800 negócios, menos 11% que em Maio. No semestre, venderam-se apenas cerca de 98 mil casas.
10. Mediadoras melhoram resultados
Parece contraditório as vendas de casas estarem a cair e as empresas terem melhores resultados, ams a verdade é que as pequenas mediadoras estão a desaparecer e as grandes empresas acabam, assim, por alargar o seu mercado de actuação.
Há cada vez mais casas entregues à banca e há cada vez mais mediadoras a vender essas casas, com crédito garantido e spreads pela metade

Sem comentários:

Enviar um comentário