Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Parece que ainda há dinheiro!

Mediadoras dizem que pronto pagamento já duplicou só este ano, contudo, 70% das vendas ainda recorrem ao crédito. Há três anos, era 90%

Uma em cada três casas vendida a pronto

Casas são pagas a pronto
Cada vez mais casas são pagas a prontoLuísa Sousa
08/08/2011 | 12:13 | Dinheiro Vivo
O negócio de compra e venda de casa está a mudar. Há três anos 90% das pessoas recorria ao crédito para comprar casa, hoje cerca de 30% já pagam as casas a pronto, disse ao Dinheiro Vivo, o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP), Luís Lima.
A tendência tem vindo a crescer desde 2008 - ano em que estalou a crise - e varia de empresa para empresa. Na Century 21, o número de operações feitas a pronto “triplicou em 2011” e já representam 30% de todas as vendas da mediadora, disse ao DN/Dinheiro Vivo, o administrador da Century 21, Ricardo Sousa.
Já na ERA, “mais de metade das vendas realizadas são prontos pagamentos”, garantiu ao DN/Dinheiro Vivo, o director-geral da ERA em Portugal, Miguel Poisson. O mesmo se passa na Square. O gestor de marca desta mediadora portuguesa, Luís Silva, diz que  “há menos negócios, mas dos que há entre 50% a 60%” são feitos a pronto pagamento.
O fenómeno  explica-se, principalmente, pela actividade das empresas. “Por causa da volatilidade dos mercados financeiros, há muitos investidores que estão a retirar o dinheiro do banco e a vender acções para aplicar em imobiliário, não só porque este é um negócio mais estável e de menor riscos, como as casas estão mais baratas agora e não poderão baixar muito mais nos próximos tempos”, explicou Miguel Poisson.
Além disso, dizem os mediadores contactados pelo Dinheiro Vivo, há muitos investidores - com mais ou menos capital - que aproveitam os preços baixos do mercado para comprar imóveis que depois colocam no mercado de arrendamento como forma de rentabilizar o investimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário