Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cascais quer campus universitário de Economia em Carcavelos



A Câmara de Cascais encontrou já, em Carcavelos, um terreno para situar o campus universitário da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, uma proposta que, no entanto, terá ainda de ser aprovada pelo Governo.

Depois de a Câmara de Cascais ter celebrado em fevereiro um protocolo com a Universidade Nova de Lisboa que previa o prazo de um ano para a autarquia encontrar um terreno com "100 mil metros quadrados, num local simbólico, situado junto ao mar e com acessibilidades várias" para instalar a prestigiada New School of Business and Economics, o executivo liderado por Carlos Carreiras encontrou já o destino ideal.
"Identificámos um terreno com as características, tentámos um entendimento com o proprietário, mas não foi possível e portanto não haverá outra alternativa senão a expropriação, daí ser necessário que a proposta seja analisada em Conselho de Ministros", esclareceu o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.
Em declarações à Agência Lusa, o autarca adiantou ainda que o terreno em causa está situado num espaço contíguo ao comando da NATO, em Oeiras, pertence a um privado e implica intervenção do Governo.
"O processo é complexo, não se trata de uma expropriação normal e, por isso, terá de ser aprovado e desenvolvido pelo Ministério da Administração Local", acrescentou Carreiras à Lusa.
Apresentada hoje à noite em reunião de Assembleia Municipal, a proposta de instalação da nova faculdade em Carcavelos motivou um debate aceso entre o presidente da autarquia e a bancada socialista, mas acabou por ser aprovada por unanimidade.
O líder da concelhia do PS de Cascais, Alexandre Sargento, mostrou-se "satisfeito" com o projeto mas "com dúvidas".
"A matéria é sensível, os terrenos são privados, o objetivo do município é tentar construir a faculdade, mas temos dúvidas relativamente à natureza do protocolo que traduz muitas responsabilidades", alertou Alexandre Sargento.
Para o deputado da CDU José Gonçalves da Silva, a proposta é "uma mais importante para a freguesia de Carcavelos e para concelho de Cascais, representando também um bom cartão de visita".
No entanto, a CDU alertou para a reserva da orla costeira e preservação de elementos com interesse arqueológico no decorrer das obras.
O futuro campus universitário da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa terá capacidade para 5 mil alunos e insere-se numa intenção do executivo para "atrair conhecimento, competência e atividade no município, de forma a torná-lo mais atrativo".
Cascais conta já com dois polos universitários, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
A New School of Business and Economics é uma universidade de prestígio nacional e internacional, conhecida pelas taxas de empregabilidade e salariais superiores à média do mercado de trabalho.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário