Conferências do Estoril 2013 com presença confirmada de Mikail Gorbachov
Por Agência Lusa, publicado em 9 Jan 2013 - 17:29 | Actualizado há 1 semana 1 dia
A terceira edição das Conferências do Estoril vai contar com as presenças de Mikail Gorbachov e Frederik De Klerk e vai decorrer entre os dias 30 de abril e 03 de maio, anunciou hoje a Câmara Municipal de Cascais.
Além de Mikail Gorbachov, antigo Presidente da ex-URSS, vão estar presentes o prémio Nobel da Paz Frederik De Klerk, antigo Presidente sul-africano, Mohamed Salih, reitor do Departamento de Ciência Política da Universidade de Leiden na Holanda, além de Chistopher Pissarides, cipriota, Prémio Nobel da Economia.
Viktor Órban, primeiro-ministro húngaro e líder do partido Fidesz; Hanan Ashrawi, legisladora palestiniana, antiga porta-voz da Organização de Libertação da Palestina (OLP) no processo de Paz para o Médio Oriente; Ana Palácio, ex-ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, e Esperanza Aguirre, presidente do Partido Popular em Madrid também já confirmaram a presença.
Da lista dos mais de oitenta intervenientes confirmados, destacam-se ainda o britânico Anthony Giddens, investigador do Kings College e professor da London School of Economics; Hans Rosling, presidente da Fundação Gapminder; François-Xavier de Donnea, antigo ministro da Defesa da Bélgica; Ruud Lubbers, antigo chefe do executivo da Holanda (1982-1994) e Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2001-2005).
Está ainda prevista a presença de António Horta-Osório, presidente do Lloyds Bank; Estela Barbot que foi membro do Conselho Consultivo Europeu do Fundo Monetário Internacional e a jornalista portuguesa e documentalista do National Geographic, Mariana Van Zeller.
A lista de convidados e intervenientes não está fechada e a organização prevê ainda anunciar mais “nomes de peso”, nomeadamente “mais um prémio Nobel e uma figura da política europeia de grande destaque” para o debate “sobre questões relacionadas com emprego, democracia, ambiente, governança, e questões sociais, entre outras”.
Do programa está previsto ainda um encontro de reitores universitários para o debate sobre o “Futuro da Educação”, assim como a participação de diplomatas para a análise acerca de “Portugal no Mundo”.
Na apresentação do programa, que decorreu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, o presidente da Câmara de Cascais afirmou que espera a participação de 1.500 pessoas tendo referido que as conferências anteriores “já deram resultados muito surpreendentes”.
“Nós precisamos de entender o outro e nestas conferências já chegamos à conclusão de que não nos conhecemos e que faltam contactos. A capacidade de tolerância destes espaços de diálogo e de liberdade é darmos um contributo, em benefício de Portugal”, disse Carlos Carreiras aos jornalistas, na apresentação do programa.
As anteriores edições das Conferências do Estoril trouxeram a Portugal o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair; Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia; Mohamed El Baradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atómica e Prémio Nobel da Paz; Dominique de Villepin, antigo chefe da diplomacia francesa, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário