Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Para férias: conselhos do 3º homem mais rico do mundo


As pessoas mais felizes não têm, necessariamente, as melhores coisas. Elas simplesmente apreciam aquilo que têm” Warren Buffet
Uma das pessoas mais ricas do mundo, o terceiro homem mais rico do mundo em 2010. Warren Buffett é também é um notável filantropo, que deixou no seu testamento 85% da sua fortuna para a Fundação Bill e Melinda Gates.
Numa entrevista de uma hora, na CNBC, ficaram algumas ideias deste grande homem, rico em bens materiais, mas com uma filosofia fantástica para nos ensinar.
Algumas passagens da sua vida.
1. Comprou a sua primeira ação aos 11 anos, e hoje lamenta tê-lo feito tardiamente! As coisas eram baratas naquele tempo. Incentiva os teus filhos a investirem.
2. Comprou uma pequena fazenda aos 14 anos, com as economias oriundas da entrega de jornais. Pode-se comprar muitas coisas com pequenas economias. Incentiva os teus filhos a iniciarem algum tipo de negócio.
3. Ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos, no distrito de Omaha, a qual comprou após se casar, 50 anos atrás. Diz ele que tem tudo o que precisa naquela casa. A sua casa não possui muros nem cercas. Não compres mais do que tu realmente precisas, e incentiva os teus filhos a fazerem e pensarem o mesmo.
4. Dirige o seu próprio carro para todo o lado, não tem motorista particular, nem equipa de seguranças à sua volta. Tu és o que és !
5. Nunca viaja em jato particular, embora seja proprietário da maior companhia aérea privada do mundo. Pensa sempre numa maneira de realizar as coisas de maneira económica.
6. Sua empresa, Berkshire Hathaway, possui 63 companhias. Escreve apenas uma carta anual aos principais executivos destas companhias, dando-lhe as metas para o ano. Nunca promove encontros nem os convoca habitualmente. Nomea as pessoas certas para as missões certas.
7. Transmitiu aos seus executivos somente duas regras:
Regra nº 1: não perca nenhum centavo do dinheiro do seu acionista.
Regra nº 2: não se esqueça da regra nº 1.
Estabelece metas e certifica-te de que as pessoas nelas se concentrem.
8. Não costuma frequentar a alta-sociedade. Seu passatempo, após chegar em casa, é fazer ele mesmo um pouco de pipocas e ver televisão. Não tentes te mostrar, simplesmente sê tu mesmo e faz aquilo que gostas de fazer.
9. Warren Buffet não usa telemóvel, nem tem computador sobre sua mesa.
10. Bill Gates, o homem mais rico do mundo, encontrou-se com ele a primeira vez, há uns anos atrás, e achava que nada tinha em comum com Warren Buffet, programou o seu encontro apenas para meia hora. No entanto este encontro durou dez horas, e hoje em dia Bill Gates considera-o o seu guru.
Fica longe dos cartões de crédito e empréstimos bancários, investe o teu dinheiro em ti mesmo, e lembra-te:
a) O dinheiro não cria o homem, mas foi o homem quem criou o dinheiro.
b) Vive a tua vida da maneira mais simples possível.
c) Não faças o que os outros dizem – ouve-os, mas faz aquilo que tu te sentes bem ao fazer.
d) Não te apegues aos produtos de luxo famosos; usa apenas aquelas coisas em que tu te sentes confortável.
e) Não desperdices o teu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disso, gasta nas coisas que realmente precisas.
f) Afinal de contas, a vida é tua! Então, porquê permitir que os outros estabeleçam leis na tua vida?
Fonte: Recebido por Email. Baseado numa entrevista da CNBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário