Alsace et Bastille

Alsace & Bastille - Conseil en Stratégie. Paris, Estoril
-Consultancy in Real Estate, Celebrity aviation, railway business, Consultancy in Export Strategy; E-mail: vitorpissarro.alsacebastille@Yahoo.fr or to Twitter adress Vitor Pissarro @VitorPissarro

domingo, 17 de novembro de 2013

Big Carreiras !

Presidente de Cascais manda fechar McDonald's


por Valentina MarcelinoOntem92 comentários

Carlos Carreiras é o presidente da Câmara de Cascais
Carlos Carreiras é o presidente da Câmara de Cascais Fotografia © Carlos Manuel Martins/Global Imagens
Depois de obras de ampliação, o espaço, em Birre, tinha ido inaugurado na quarta-feira. Mas não tinha nem alvará de utilização de medidas contra incêndios.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais, o social-democrata Carlos Carreiras mandou fechar, ontem ao final do dia, o McDonald's de Birre (Cascais), inaugurado na quarta-feira, depois de obras de renovação. A falta do alvará de utilização e de condições de segurança justificaram a decisão.
"Ninguém está acima da lei em Cascais", disse ao DN o porta-voz do presidente, Gonçalo Venâncio, acrescentando que aquela situação se tratava de "uma infração grosseira da lei". Segundo o despacho assinado por Carlos Carreiras, a que o DN teve acesso, "não foram apresentadas à equipa de fiscalização", que visitou o restaurante na quarta-feira, "as medidas de autoproteção" previstas no regulamento de segurança contra incêndios". Esta "violação" representa um "grave perigo para a segurança das pessoas que frequentam o estabelecimento e funcionários, assim como para os bens lá existentes, em qualquer situação de emergência, em especial tratando-se de um estabelecimento de restauração com redes de gás e com grande afluência de pessoas".
Segundo a autarquia, os responsáveis da McDonald's foram avisados sobre a necessidade de, antes de abrir ao público, ter de obter a licença de utilização. Este alvará exige um conjunto de vistorias ao edifício para verificar a conformidade com o projeto e para certificar o cumprimento da legislação de segurança, energética, higiene e segurança alimentar, urbanística, de acessos de trânsito, entre outras.
No entanto, é referido na ordem do presidente que "confrontado com os factos, o representante do estabelecimento terá alegadamente referido, perante funcionários e agentes da CMC, que preferia ser multado em 1500 euros todos os dias (a multa mínima para a falta de licença) que encerrar o estabelecimento". Para Carlos Carreiras isto demonstra que a "indiciada violação não só é grave, como parece ser culposa".
Outra situação a preocupar a autarquia é o parque infantil existente no espaço exterior do McDonald's "que bem pode, hoje [ontem], estar a ser utilizado por crianças, especialmente sujeitas aos perigos decorrentes dos trabalhos da obra ainda em execução no exterior do estabelecimento". Além disso, uma vez que o restaurante não tem autorização de utilização "nada garante que aquele parque de jogos respeite as condições" legais, podendo "por em risco a segurança das crianças".

2 comentários:

  1. É pena não haver mais autarcas assim! Mas é um começo, e são os sinais que aos poucos a nossa Tugalandia está a ficar um pais civilizado. De certeza que as pessoas da Mac, não agiriam assim nas terras do tio Sam, ou não permitiriam isso aos seus franchisados.

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo com o Tiago. Portugal tem que ser exigente e deixar os "brandos costumes". Temos que ser exigentes connosco para sermos exigentes com os outros. Assim, vamos evoluir.

    ResponderEliminar